10 setembro 2015

Trabalhando o conceito matemático: Dentro / Fora

Sequência didática – Grupo 1

Duração: 4 dias

Objetivo: Trabalhar o conceito matemático: Dentro / Fora, através da identificação e diferenciação de ambos.

Recursos utilizados: Garrafas, argolas, 1 caixa transparente, tampinhas de garrafa pet, caixas de sapato, atividade em folha avulsa e giz de cera.

Desenvolvimento:

No primeiro dia, realizamos uma atividade com garrafas e argolas, em que, as crianças deveriam colocar a argola dentro da garrafa. Nesta atividade, alguns deles, ficaram parados por alguns instantes, mas logo em seguida realizaram a atividade com sucesso, assim como os outros.




No segundo dia, realizamos uma atividade com uma caixa grande transparente, em que as crianças deveriam entrar dentro da caixa e em seguida sair para fora dela. Esta atividade foi bem engraçada, pois alguns estavam bem empolgados para entrar na caixa, tanto que quiseram permanecer por um tempo lá dentro. já outros ficaram com um pouco de medo, estes precisaram de auxílio. Mas no final, todos conseguiram realizar a atividade.




No terceiro dia, realizamos uma atividade com tampinhas de garrafa pet e caixas de sapato. Nesta atividade, as crianças tiveram que colocar as tampinhas dentro da caixa, e em seguida, retira-las para fora. Esta atividade foi muito interessante, pois as crianças conseguiram assimilar e diferenciar momento de colocar e retirar as tampinhas da caixa.



No quarto e último dia, finalizamos a sequência didática, com uma atividade no papel. Nesta atividade, as crianças tiveram que identificar os objetos que estavam dentro e fora da caixa, e pintar somente os que estavam dentro. Essa atividade, foi surpreendente, pois as maioria deles, pintaram somente os objetos solicitados.





Conclusão: Durante todas as atividades realizadas, os alunos participaram e demonstraram bastante interesse. Obtivemos sucesso em todas as aulas, pois trabalhamos o conceito matemático: Dentro / Fora, de forma lúdica e prazerosa. 

No geral, as atividades, foram muito prazerosas, interessantes e significativas para o processo de aprendizagem de todos os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário