25 novembro 2015

Conhecendo os sentidos


Sequencia Didática - Grupo 3

Recursos utilizados: Caixa surpresa, óculos, lupa, binóculo, espelhos, frutas,biscoitos, copo plástico e barbante (confecção do telefone sem fio), algodão, cubos de gelo e blocos de montar.

Duração: 4 dias

Objetivo geral: Distinguir a função de cada sentido

Desenvolvimento:

No primeiro dia, iniciamos o tema com a roda de conversa, falando sobre os sentidos e suas funções. Em seguida, as crianças se divertiram com a caixa surpresa, com o tema trabalhando a visão, onde manusearam objetos como espelhos, lupa, binóculo e óculos, que proporcionaram momentos de aprendizado e interação da turma.




No segundo dia, trabalhamos com o sentido do olfato, manuseando alguns objetos como: creme, perfume,talco, desodorante, tornando a atividade mais rica e prazerosa para as crianças.



No terceiro dia trabalhamos dois sentidos, um deles foi o paladar, que por meio da experimentação de alguns alimentos as crianças puderam degustar sabores como salgado,azedo e doce, diferenciando-os. O outro sentido foi da audição, fizemos a brincadeira do telefone sem fio, realizando grandes descobertas da importância desse sentido.



No quarto e último dia, trabalhamos o sentido tato, utilizando uma venda e alguns materiais como gelo, algodão e blocos de montar. As crianças manusearam e se divertiram durante a realização da atividade.




Conclusão: Nossa sequencia didática foi realizada com sucesso e todos os objetivos foram atingidos. E algo que me chamou a atenção, foi ouvir as crianças falando dos sentidos com alegria e satisfação, mostrando que realmente aprenderam da forma mais simples: brincando e se divertindo.

3 comentários:

  1. oi boa noite adorei a ideia gostaria de saber se posso utilizar essa primeira imagem onde esta escrito conhecendo os sentidos em meu trabalho ou essa imagem tem direito autoral

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom-dia
    Nós temos um contrato de concessão de imagens. Seria unicamennte para um trabalho de faculdade? Ou será publicado em outros lugares?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trabalho de faculdade somente meus mediadores tem acesso pois e online so vai ficar no meu campo de estudo .

      Excluir