13 novembro 2015

Brincando e aprendendo com as vogais


Sequência Didática - Grupo 2

Duração: 4 dias

Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos uma aprendizagem lúdica das vogais.

Recursos utilizados: Caixa com vogais, aparelho de som, fita crepe, evas, farinha, palitos de churrasco, barbante, caixas de leite, pregadores de roupa, cartolina, canetinhas, lápis de cor e cola quente.

Desenvolvimento: 

A primeira brincadeira da semana foi realizada com o aparelho de som e uma caixa onde nela continham as vogais. A professora posicionou as crianças em circulo e as orientou que a caixa fosse passada enquanto a música fosse tocada.Quando a música parava, a criança que ficava com a caixa, abria, retirava uma vogal e a nomeava em voz alta.E assim foi feito, até que todas as crianças tivessem a oportunidade de participar.



A segunda brincadeira foi realizada no parque, onde a professora com fita crepe desenhou as vogais no chão e pediu que as crianças pulassem em cima das vogais, dizendo o nome de cada uma.



Na terceira brincadeira, a professora preparou a pescaria das vogais onde as crianças jogavam o dado com as vogais e pescavam o peixe correspondente, buscando assim além do aprendizado das vogais, o treino da coordenação motora dos alunos.




No quarto e último dia, a professora levou para a turma a pizza das vogais com pregadores de roupas e figuras de animais. Os pregadores com as figuras foram distribuídos as crianças e a professora com a pizza ia chamando as crianças que estavam com as figuras correspondentes às vogais para que colocassem na pizza.


Conclusão: Os alunos se divertiram muito com a participação nas brincadeiras realizadas, atingindo assim o objetivo proposto.

5 comentários:

  1. Amei, vou fazer com minha turma durante uma semana!

    ResponderExcluir
  2. Muito criativo gostei de suas ideias obrigada

    ResponderExcluir
  3. 👏👏👏 muito legal vou fazer com a minha turma

    ResponderExcluir
  4. MARAVILHOSO!! Vou fazer todas estas brincadeiras com meus alunos. Super Ameei!

    ResponderExcluir