21 outubro 2015

Minhas Histórias (Produção de livro)


Sequência Didática - Grupo 5

Duração: 5 dias

Recursos: Papel sulfite, lápis preto, lápis de cor, cola, fotos, palitos de sorvete, tinta guache, papel criativo, barbante e tesoura.

Objetivo: Compreender e experimentar conceitos  matemáticos e linguísticos através da própria identidade.

Desenvolvimento: 

Dia 1- Os alunos trouxeram para escola uma fotos deles sozinhos e em uma roda de conversa, apresentaram a foto aos amigos, contando um pouco de si (qual era o nome completo, idade, o que mais gostavam de fazer, o nome dos pais , irmãos entre outros). Feita a apresentação, os alunos iniciaram a primeira página do livro de historias, cada um colando apropria foto  escrevendo o seu nome completo. Este seria o primeiro capítulo do livro cujo nome era “ Quem sou eu?”




Dia 2 – Neste dia os alunos realizaram um jogo de cartas! Cada carta tinha a idade de cada um e desta fora cada um deveria pegar a carta que representava a sua idade. Feito isso, os alunos representaram este número em quantidade de palitos que foram disponibilizados a eles. Ao término do jogo, cada criança levou a sua carta e seus palitos para realizar o segundo registro do livro que levava o titulo de “Qual é a minha idade?”




Dia 3 -  Em uma nova roda de conversa, compartilhamos qual seria o tamanho do pé de cada um e quanto calçávamos. Feito isso, os alunos carimbaram com tinta guache, o pé direito, na terceira página do livro que estavam produzindo Após o registro, cada aluno escreveu ao lado do pé carimbado, o número que calçava. Esta atividade foi intitulada pelos próprios alunos como “Quanto eu calço?”






Dia 4 - Realizamos uma atividade relacionada ao tamanho de cada um. As crianças foram separadas em duplas. Enquanto uma estava deitada, a outra desenrolava um barbante desde a cabeça até os pés e o cortava assim que chegasse ao limite da altura da criança. Feito isso em dinâmica de revezamento, os alunos exibiam para turma o seu tamanho reapresentado pelo barbante. “Sendo assim, iniciarmos mais um registro do nosso livro, anexando o barbante na pagina que levou o título de ”Este é o meu tamanho!“.




Dia 5 – Iniciamos neste dia o quinto e último registro do livro, porém o realizamos o ar livre. As crianças deveriam representar por meio de desenho o que eles mais gostavam de fazer e realizar durante as suas vivências, levando como título “As coisas que mais gosto nessa vida!”. Encerramos nossa atividade com a confecção da capa do livro produzindo onde nela, levava como gravura principal, a foto de cada criança com a sua família.







Conclusão: Os alunos de um modo geral apreciaram muito a atividade. Era nítida a alegria de cada aluno ao produzir um livro que contasse um pouco de suas características, pois alem de registrá-las eles puderam vivenciá-las e fazer um comparativo aos conteúdos aprendidos em sala de aula por meio de produções de desenhos, escritas, números e quantidades, grandezas e medidas.

Professora: Mariana Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário