30 outubro 2015

Dentro e Fora (atividade através da experiência)

Sequência Didática - Berçário

Duração: 2 dias 

Objetivo: Iniciar a percepção conceitual e espacial do aluno 

Recursos: Bambolês e caixas de plástico. 

Desenvolvimento: 

No primeiro dia, foi disponibilizado pelo ambiente do berçário, bambolês de diversas cores. As crianças dirigiam-se ate os bambolês e entravam na circunferência, mas aqueles que não conseguiam entrar, posicionávamos cada um. Deste modo, as crianças entravam e saiam dos bambolês, cada um à sua forma, atingindo o objetivo proposto.




No segundo dia, disponibilizamos aos alunos, uma caixa de plástico transparente e posicionamos as crianças dentro da mesma. Desta forma, os alunos que já engatinhavam ou andavam tentavam sair e entrar na caixa o tempo todo. Os alunos que ainda não desenvolveram estes movimentos, por serem menores, posicionávamos para dentro e para fora da caixa a fim de que compreendessem a proposta. Feito isso, demonstramos aos alunos, a maneira de colocar e retirar objetos da caixa e todos também compreenderam a proposta realizando o movimento repetitivamente. 





Conclusão: Os alunos de um modo geral apreciaram muito a atividade. Todos os objetivos esperados para a proposta foram compreendidos por todos. A atividade que mais lhes chamou a atenção foi a disposição dos bambolês, pois os mesmos, além de serem objetos diferentes do convivo de cada um, tinham cores bem vivas. Na proposta da caixa plástica, alguns alunos sentiram resistência ao realizá-la, porém optavam por apenas depositar e retirar objetos da caixa.Os demais aproveitaram de uma forma tão prazerosa que sentiram-se contrariados quando a atividade chegou ao fim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário