29 agosto 2015

Secos e Molhados


Sequência Didática – BERÇÁRIO

Duração: 2 dias 

Objetivo: Familiarizar-se com texturas, consistências e temperaturas diferentes e compreender a sua diferenciação; estimular a coordenação motora ( movimento de pinça e preensão palmar) 

Desenvolvimento: 

Dia 1 – Apresentamos aos alunos materiais secos (feijão, arroz e macarrão), porém cada produto tinha a sua textura e também dimensões de tamanhos diferentes. Foram apresentados a eles primeiramente o feijão, em seguida o arroz e por último o macarrão argolinha Neles os alunos puderam percebem, que poderiam pega-los e senti-los.





Dia 2 - Foram apresentados aos alunos os materiais molhados (gelo e água). Neles os alunos puderam sentir sua espessura, sua consistência e sua temperatura. Ao apresentar o gelo, os alunos eram convidados a observar a mudança do estado físico do gelo para água através de gotas. Da mesma forma, oferecemos aos alunos o manuseio da água, e diferente dos materiais secos, puderam perceber que a água pode ser sentida, porém não pode ser pegada. Por meio da água, os alunos também conseguiam se descobrir ao observar sua mão através dela. 





Conclusão: De forma geral, os alunos apreciaram a atividade de forma significativa. Algumas crianças sentiram um pouco de receio ao colocar a mão nos materiais oferecidos, já que todos eram desconhecidos para eles até então. Porém com os estímulos de suas educadoras, acabavam o fazendo e se queixaram quando as atividades chegaram ao fim. Além de explorar as texturas dos materiais, alguns alunos usaram aquele momento como meio de externalizar suas emoções, manuseando o material com bastante força e esboçando um grande sorriso de satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário