29 junho 2015

Trabalhando com a higiene pessoal


Sequência Didática – Grupo 1

Duração: 3 dias

Objetivo: Trabalhar a higiene pessoal, conhecer os diferentes materiais que utilizamos para realizar nossa higiene diária, e distinguir os materiais de higiene de outros objetos.

Recursos utilizados: Atividade em folha avulsa, giz de cera, cartolina, figuras e embalagens de materiais de higiene, bacia, boneca, shampoo, sabonete, esponja e toalha.

Desenvolvimento:

No primeiro dia, conhecemos os materiais de higiene pessoal. Os alunos trouxeram de casa, figuras e embalagens de materiais de higiene, e em roda, conversamos sobre a função de cada um. Em seguida, confeccionamos um cartaz com o tema: Os materiais de higiene pessoal e suas funções.




No segundo dia, fizemos uma simulação de um banho, utilizando uma boneca, para as crianças vivenciarem na prática, um exemplo de higiene pessoal. Essa atividade foi muito interessante, pois as crianças demostraram muito interesse observando o banho da boneca e interagiram bastante demonstrando como faziam para tomar banho em casa.



No terceiro e último dia, realizamos uma atividade no papel, em que as crianças tinham que distinguir materiais de higiene de outros objetos. Durante a atividade, as crianças apontavam os materiais conforme perguntávamos. Essa atividade foi bem interessante, pois a maioria deles conseguiram identificar pelo menos um material de higiene.



Conclusão: Durante todas as atividades realizadas, os alunos participaram e demonstraram bastante interesse. Obtivemos sucesso em todas as aulas, pois as crianças conheceram os materiais de higiene, suas funções e como utilizar cada um de forma lúdica e prazerosa. No geral, as atividades foram muito significativas, desenvolvendo o conhecimento através da percepção visual e socialização, despertando a curiosidade e o interesse de todos os alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário