12 junho 2015

Os animais e suas classes


Sequência Didática - Grupo 5

Duração: 4 dias

Objetivo: Fazer com que os alunos compreendam as classes do Reino Animal, fazendo relação entre eles e o meio em que vivem. Visualizar e compreender as semelhanças e diferenças de cada um, o tipo de pele (pelos ou penugens), como nascem (mamíferos ou ovíparos), o que consomem para se alimentar (herbívoros ou carnívoros), as transformações que o corpo de cada animal sofre com o passar do tempo (metamorfoses) e o tipo de respiração. Visualizar alguns desses animais através da vivencia (passeio).

Recursos utilizados: figuras de animais diversos, cartolina, papel craft, cola, tesoura e máquina fotográfica, animais vivos.

Desenvolvimento: Foi solicitado por meio de uma lição de casa, figuras de animais diversos porém, cada aluno levaria um envelope com o seu nome descrito, a quantidade de figuras (5) e dentro de qual classe de animais ele deveria realizar a pesquisa dele (mamíferos, aves, répteis, anfíbios ou insetos). Feito isso, demos inicio ao nosso estudo.

No primeiro dia, fizemos uma roda de conversa para compreender melhor o que eram as classes de animais e sendo assim foram apresentados aos alunos as figuras que eles mesmos trouxeram, e ao longo da apresentação, foi explicado e observado por eles a que classe cada animal pertencia e suas  diversas características (descritos nos objetivos acima). Feito isso, abrimos 5 cartolinas com 5 cores diferentes e cada uma levou o nome de uma classe de animais (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos). Com as figuras das pesquisas embaralhadas no centro da roda, em um jogo rápido, os alunos deveriam separá-las pelas suas classes e colá-las na cartolina na qual elas pertenciam.


No segundo dia, foi realizado um jogo com alunos, no qual cada um tiraria uma carta  e nelas estavam descritos características comuns de cada classe de animais. Foi aberto, para eles uma espécie de tabuleiro fixo onde nele haviam colunas que levavam o nome de cada classe (mamíferos, aves, repteis, anfíbios e insetos). Assim que o aluno tirava a carta escolhida, ele lia (com o sem ajuda) o que estava escrito e discutia com o grupo onde aquela característica se encaixaria melhor. Com a certeza de sua resposta, o aluno se dirigia ao tabuleiro fixo, e colava a carta na coluna correta.



No terceiro dia, realizamos uma atividade física denominada CORRIDA DAS CLASSES. Confeccionamos diversas cartas com animais diferentes e nelas estavam escritos os nomes de cada um nos dois formatos (forma e cursiva). Sendo assim, escolhemos algumas cadeiras de nossa sala e cada uma delas também levava o nome de classes de animais. Com as cadeiras posicionadas, os alunos deveriam recolher do chão o maior número de cartas possíveis em um tempo máximo de 40 segundos e separá-las rapidamente em suas cadeiras (classes) que cada animal pertencia, visando a suas características, estudadas anteriormente.



No quarto e último dia, a escola organizou uma excursão a Fazendinha Pet Zoo, e nela os alunos puderam visualizar alguns desses animais estudados durante a semana, realizando assim a parte vivencial, concluindo dessa forma, o nosso ciclo de estudos.



Conclusão: Os alunos gostaram muito do tema escolhido para o nosso estudo da semana e absorveram de forma significativa tudo que lhes foi apresentado. Surgiram algumas dúvidas a respeito de alguns animais principalmente relacionados aos répteis e anfíbios, pois segundo eles, eram “parecidos”. Ficaram impressionados e encantados quando entre as nossas pesquisas descobriram que haviam sapos com outras tonalidades fora daquelas que eles já estavam acostumados a ver. Descobriram pelas pesquisas que haviam algumas espécies, além da cobra, que também eram venenosas, pois até então eles acreditavam que somente a mesma portava veneno e que este era usado como defesa deles próprios contra seus predadores. O dia mais apreciado pela turma, sem dúvida, foi o do passeio, pois ali eles puderam ver de perto e tocar em alguns dos bichos estudados durante a semana, entendendo assim, como é a textura de um pelo, de uma pena, o que cada animal come, seus diferentes tamanhos e como são quando ainda "bebês/jovens". Durante o passeio, alguns alunos perguntavam ou afirmavam para a monitora qual classe o animal apresentado naquele momento pertencia. Foi um tema bastante interessante de ser estudado e que nele pudemos sentir um envolvimento muito significativo dos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário