01 abril 2015

Experimentação e diferenciação de sabores: Doces e salgados

Sequência didática – Grupo I

Duração: 3 dias

Objetivo: Desenvolver a percepção gustativa, através da experimentação de alimentos; salgados e doces; Distinguir a diferença entre os sabores; Trabalhar a coordenação motora; Trabalhar preferencias; Vivenciar a experiência de degustação, através de uma aula prática: Culinária.

Recursos utilizados: 
Aula 1 - Culinária (Danoninho caseiro) – Creme de leite, leite condensado, iogurte natural e suco em pó. 
Aula 2 – Degustação: Salgado – Biscoito de polvilho. 
Aula 3 – Preferência de sabores – Apostila e giz de cera.

Desenvolvimento: No primeiro dia, realizamos uma deliciosa culinária de Danoninho caseiro, para trabalharmos o sabor doce. A atividade foi realizada em duas etapas. A primeira foi a realização do culinária, para eles observarem, como realizar uma receita, trabalhando assim, a percepção visual. E Na segunda etapa, trabalhamos a percepção gustativa, através da experimentação do sabor doce (Danoninho).

No segundo dia, trabalhamos o sabor salgado, através da degustação de biscoitos de polvilho. No primeiro momento, relembramos a experimentação do sabor doce (daninho), para que eles associassem a diferença de sabores; doce e salgado. E em seguida, degustaram o biscoito de polvilho.

No terceiro, e último dia, trabalhos coordenação motora, diferenciação de sabores, e preferências, através de uma atividade da apostila, em que as crianças deveriam circular de vermelho os alimentos doces, e de azul, os alimentos salgados. E em seguida, eles deveriam apontar seu sabor preferido; doce ou salgado.

Conclusão: Durante todas as atividades realizadas, os alunos participaram e demonstraram bastante interesse. Obtivemos sucesso nas aulas práticas de degustação, pois conseguimos observar as preferências dos alunos, durante a experimentação dos alimentos, alguns preferiram o doce e outros o salgado. Encontramos um pouco de dificuldade, para realizarmos a atividade da apostila, pois a maioria deles, ainda não conseguem diferenciar os sabores através do papel, conseguem apenas no concreto, o que é esperado pela faixa de idade dos alunos de grupo I. No geral, atividade, foi muito prazerosa, interessante e significativa para o processo de aprendizagem de todos os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário