10 abril 2015

Brincando e aprendendo com círculos e quadrados

Sequência Didática - Grupo 3

Objetivo geral: Conhecer e diferenciar as formas.

Recursos utilizados: Objetos diversos nas formas geométricas trabalhadas, folhas coloridas, palitos, barbantes e toalha colorida.

Desenvolvimento: Nosso tema foi dividido em 3 etapas: Atividade sensorial, atividade prática e brincadeira das formas.

Atividade sensorial: Realizada em roda com as crianças onde coloquei um círculo e um quadrado grande para a turma sentir e manusear as formas, observando suas diferenças, texturas e tamanhos.

Atividade prática: Realizamos uma roda com objetos que as crianças levaram para a escola e coloquei no meio da roda e eles puderam manusear diversos objetos diferentes, observando os detalhes e as formas de cada objeto. Depois trocaram com os amigos, gerando uma deliciosa brincadeira com a turma.

Brincadeira das formas: Para uma melhor fixação e atenção das crianças com as formas, realizamos uma brincadeira muito divertida com círculos e quadrados espalhados no parque, onde as crianças tinham que correr e colocar as fichas de quadrados e círculos no campo correto. E o objetivo da brincadeira era reconhecer e diferenciar as formas.


Conclusão: Todas as atividades foram realizadas com sucesso e satisfação, tanto para a professora quanto para os alunos, que puderam adquirir conhecimentos, de uma forma lúdica e diferente, onde todos aprenderam brincando as atividades propostas em nossa rotina escolar. Os alunos me deixaram orgulhosa e com mais vontade de inovar minhas aulas para eles.



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