03 maio 2016

6 Brincadeiras de antigamente para fazer com as crianças

Explorar o tema do brincar é encontrar as brincadeiras que vem sendo passadas de geração em geração e que nome elas possuem em diferentes partes do país.

Quer ver alguns exemplos? 

1. Corre cutia ou chicotinho queimado: Brincadeira em roda, no qual uma criança corria entre os coleguinhas “Corre cutia; na casa da tia; corre, cipó, na casa da avó; lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração” ou “ Chicotinho queimado é muito bom, quem olhar para trás leva um beliscão!” essa brincadeira continua funcionando muito quando se tem um grupo de crianças pequenas para distrair. 

2. Passe o Anel ou anelzinho: É uma ótima dica para entreter os pequenos em todos os encontros, é diversão na certa, além de trabalhar com a coordenação motora dos pequenos. 

3. Cinco Marias: tem um monte de nomes: 5Marias, saquinho, chincha, ogo das pedrinhas, capitão, liso, xibiu e epotatá (em tupi, quer dizer “mão na pedra”), jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos e nécara. E várias formas de jogar também. Até no Japão as crianças se divertem com este jogo tão simples, feito com saquinhos recheados de arroz ou areia. 

 4. Cama de Gato: Diversão com barbante. Tem gente que chama de Cama de Soldado também que é que nem andar de bicicleta. É só começar a brincar que você se lembra de como faz. 

5. Pular elástico: Diversão com um simples elástico, com disputa entre varias crianças para desenvolver o equilíbrio e atenção. Diversão garantida. 6. Stop: Brincadeira de nomes, de pessoas que diziam se lembrar de brincar disso quando eram crianças e que adoravam repetir a experiência com os filhos. O detalhe foi aprender, com essas conversas, que em alguns lugares se chama Adedanha ou Adedonha. 

Dica de Livros:

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário