06 maio 2015

Conhecendo diferentes texturas e sensações

Sequência didática – Grupo 1

Duração: 3 dias

Objetivo: Trabalhar a percepção tátil e o sensório-motor através de diferentes texturas e sensações.

Recursos utilizados: Caixa das sensações, matérias de diferentes texturas e gel.

Desenvolvimento: 
No primeiro dia, conhecemos as texturas: liso e áspero. A atividade foi realizada em 2 etapas: na primeira, as crianças pegaram e sentiram as texturas dos papéis, e na segunda, colaram no caderno.




No segundo dia trabalhamos as texturas: macio, duro, e liso, áspero, utilizando a caixa das sensações. Nesta atividade, as crianças observaram a caixa por fora e em seguida, uma por uma, colocou a mão dentro da caixa, para sentir e pegar os diferentes objetos contidos nela. Foi bem divertido. As crianças demostraram bastante curiosidade para descobrir e perceber o que tinha dentro da caixa.





No terceiro e último dia, trabalhamos as sensações, utilizando uma vasilha com gel. Nesta atividade, as crianças deveriam colocar a mão dentro da vasilha, para sentir a textura e o aspecto do gel. Foi muito interessante, pois algumas crianças demonstraram medo e outras acharam divertido apalpar o material gosmento.




Conclusão: Durante todas as atividades realizadas, os alunos participaram e demonstraram bastante interesse. Obtivemos sucesso em todas as aulas, pois as crianças conheceram as diferentes texturas e sensações, de formas lúdica e prazerosa. No geral, as atividades foram muito significativas, desenvolvendo o conhecimento através da percepção tátil e despertando a curiosidade de todos os alunos.

2 comentários: