Sequência
didática – Grupo I
Duração: 3 dias
Objetivo: Desenvolver a percepção gustativa,
através da experimentação de alimentos; salgados e doces; Distinguir a
diferença entre os sabores; Trabalhar a coordenação motora; Trabalhar
preferencias; Vivenciar a experiência de degustação, através de uma aula prática:
Culinária.
Recursos
utilizados:
Aula 1 - Culinária (Danoninho caseiro) – Creme de leite, leite condensado, iogurte
natural e suco em pó.
Aula 2 – Degustação: Salgado – Biscoito de polvilho.
Aula
3 – Preferência de sabores – Apostila e giz de cera.
Desenvolvimento: No primeiro dia, realizamos uma
deliciosa culinária de Danoninho caseiro, para trabalharmos o sabor doce. A
atividade foi realizada em duas etapas. A primeira foi a realização do
culinária, para eles observarem, como realizar uma receita, trabalhando assim,
a percepção visual. E Na segunda etapa, trabalhamos a percepção gustativa, através
da experimentação do sabor doce (Danoninho).
No segundo dia, trabalhamos o sabor
salgado, através da degustação de biscoitos de polvilho. No primeiro momento,
relembramos a experimentação do sabor doce (daninho), para que eles associassem
a diferença de sabores; doce e salgado. E em seguida, degustaram o biscoito de
polvilho.
No terceiro, e último dia, trabalhos
coordenação motora, diferenciação de sabores, e preferências, através de uma
atividade da apostila, em que as crianças deveriam circular de vermelho os
alimentos doces, e de azul, os alimentos salgados. E em seguida, eles deveriam
apontar seu sabor preferido; doce ou salgado.
Conclusão: Durante todas as atividades
realizadas, os alunos participaram e demonstraram bastante interesse. Obtivemos
sucesso nas aulas práticas de degustação, pois conseguimos observar as preferências
dos alunos, durante a experimentação dos alimentos, alguns preferiram o doce e
outros o salgado. Encontramos um pouco de dificuldade, para realizarmos a
atividade da apostila, pois a maioria deles, ainda não conseguem diferenciar os
sabores através do papel, conseguem apenas no concreto, o que é esperado pela
faixa de idade dos alunos de grupo I. No geral, atividade, foi muito prazerosa,
interessante e significativa para o processo de aprendizagem de todos os
alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário