17 março 2015

Experimentando Novos Sabores



Sequência Didática: Berçário

Título: Experimentando novos sabores.

Duração: 2 dias

Objetivo: Fazer com que os alunos tenham um reconhecimento de mundo através do sentido do paladar; sentir os diferentes locais do paladar onde cada sabor se acentua; observar como o alimento é realmente por dentro ou como é feito; estimular o paladar para a recepção de novos sabores; estimular movimentos fono - articulatórios como sugar, morder, chupar, mastigar e deglutir.

Recursos utilizados: Limão, açúcar, tigelas, colheres, cadeira de alimentação, cadeira de conforto, folhas de boldo, mamadeiras, prato e biscoito de polvilho.

Desenvolvimento:

No primeiro dia, foi apresentado aos alunos o limão (por fora e por dentro) e o açúcar na qual posteriormente cada qual iria degustar. O grupo foi dividido em duas partes. A primeira parte aconteceu com a degustação dos alunos de mais idade na cadeira de alimentação (pois os mesmo tem uma autonomia considerável) e a segunda parte aconteceu com a degustação dos alunos de menos idade na cadeira de conforto (pois os mesmos necessitam do nosso auxílio para algumas ações). Iniciamos com a degustação do limão e depois com a degustação do açúcar.

No segundo dia, preparamos aos alunos um chá de boldo sem açúcar (onde anteriormente a folha do mesmo foi apresentada aos alunos), e picamos alguns pequenos pedaços de biscoito de polvilho. Ali seria degustado o sabor amargo e salgado. A degustação aconteceu da mesma do primeiro dia. O grupo foi dividido em duas partes. Primeiramente foi oferecido aos alunos o chá de boldo em suas mamadeiras. Terminada esta etapa, cada um recebeu um pedaço de biscoito para degustar.


Conclusão: Os alunos de um modo geral apreciaram muito a atividade como um todo. Alguns demostraram certa resistência para receber o que era oferecido, pois se tratava de algo novo com cheiro e sabor diferente do que estavam acostumados, porém o fizeram e alguns pediram até um pouco mais desses alimentos (no caso o chá de boldo e o limão). Enquanto saboreavam esses alimentos, cada aluno fez uma expressão diferente, dando sinal de que realmente estavam sentindo aquele sabor. Na degustação do doce, os alunos gostaram bastante como era o esperado, porém também era um sabor novo para muitos. Quando degustaram o sabor salgado, todos apreciaram da mesma forma, pois o salgado é um sabor conhecido por eles já que o mesmo está inserido na maior parte da alimentação dos bebês. Observamos também os movimentos fono articulatório de cada aluno e todos o realizaram sem nenhuma alteração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário