Sequência Didática - Grupo 3
Objetivo geral: Conhecer e diferenciar as formas.
Recursos utilizados: Objetos diversos nas formas geométricas
trabalhadas, folhas coloridas, palitos, barbantes e toalha colorida.
Desenvolvimento: Nosso tema foi dividido em 3 etapas: Atividade sensorial, atividade prática e brincadeira das formas.
Atividade sensorial: Realizada em roda com as crianças onde
coloquei um círculo e um quadrado grande para a turma sentir e manusear as
formas, observando suas diferenças, texturas e tamanhos.
Atividade prática: Realizamos uma roda com objetos que as
crianças levaram para a escola e coloquei no meio da roda e eles puderam
manusear diversos objetos diferentes, observando os detalhes e as formas de cada
objeto. Depois trocaram com os amigos, gerando uma deliciosa brincadeira com a
turma.
Brincadeira das formas: Para uma melhor fixação e atenção das
crianças com as formas, realizamos uma brincadeira muito divertida com círculos
e quadrados espalhados no parque, onde as crianças tinham que correr e colocar
as fichas de quadrados e círculos no campo correto. E o objetivo da brincadeira
era reconhecer e diferenciar as formas.
Conclusão: Todas as atividades foram realizadas com sucesso
e satisfação, tanto para a professora quanto para os alunos, que puderam
adquirir conhecimentos, de uma forma lúdica e diferente, onde todos aprenderam
brincando as atividades propostas em nossa rotina escolar. Os alunos me
deixaram orgulhosa e com mais vontade de inovar minhas aulas para eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário