Duração: 5 dias
Recursos: Papel
sulfite, lápis preto, lápis de cor, cola, fotos, palitos de sorvete, tinta
guache, papel criativo, barbante e tesoura.
Objetivo:
Compreender e experimentar conceitos matemáticos e linguísticos através da própria identidade.
Desenvolvimento:
Dia
1- Os alunos trouxeram para escola uma fotos deles sozinhos e em uma roda de
conversa, apresentaram a foto aos amigos, contando um pouco de si (qual era o
nome completo, idade, o que mais gostavam de fazer, o nome dos pais , irmãos
entre outros). Feita a apresentação, os alunos iniciaram a primeira página do
livro de historias, cada um colando apropria foto escrevendo o seu nome completo. Este seria o
primeiro capítulo do livro cujo nome era “
Quem sou eu?”
Dia 2 – Neste dia os alunos realizaram um jogo de cartas!
Cada carta tinha a idade de cada um e desta fora cada um deveria pegar a carta
que representava a sua idade. Feito isso, os alunos representaram este número
em quantidade de palitos que foram disponibilizados a eles. Ao término do jogo,
cada criança levou a sua carta e seus palitos para realizar o segundo registro
do livro que levava o titulo de “Qual é
a minha idade?”
Dia 3 - Em uma nova roda
de conversa, compartilhamos qual seria o tamanho do pé de cada um e quanto
calçávamos. Feito isso, os alunos carimbaram com tinta guache, o pé direito, na
terceira página do livro que estavam
produzindo Após o registro, cada aluno escreveu ao lado do pé carimbado, o
número que calçava. Esta atividade foi intitulada pelos próprios alunos como “Quanto eu calço?”
Dia 4 - Realizamos uma atividade relacionada ao tamanho de
cada um. As crianças foram separadas em duplas. Enquanto uma estava deitada, a
outra desenrolava um barbante desde a cabeça até os pés e o cortava assim que
chegasse ao limite da altura da criança. Feito isso em dinâmica de revezamento,
os alunos exibiam para turma o seu tamanho reapresentado pelo barbante. “Sendo
assim, iniciarmos mais um registro do nosso livro, anexando o barbante na
pagina que levou o título de ”Este é o
meu tamanho!“.
Dia 5 – Iniciamos neste dia o quinto e último registro do
livro, porém o realizamos o ar livre. As crianças deveriam representar por meio
de desenho o que eles mais gostavam de fazer e realizar durante as suas
vivências, levando como título “As
coisas que mais gosto nessa vida!”. Encerramos nossa atividade com a
confecção da capa do livro produzindo onde nela, levava como gravura principal,
a foto de cada criança com a sua família.
Conclusão: Os
alunos de um modo geral apreciaram muito a atividade. Era nítida a alegria de
cada aluno ao produzir um livro que contasse um pouco de suas características,
pois alem de registrá-las eles puderam vivenciá-las e fazer um comparativo aos
conteúdos aprendidos em sala de aula por meio de produções de desenhos,
escritas, números e quantidades, grandezas e medidas.
Professora: Mariana Bastos
Nenhum comentário:
Postar um comentário