A partir da prática do brincar, a
criança consegue desenvolver muitas habilidades cognitivas e motoras, o que
chamamos de aprender brincando. Nela também, conseguimos compreender como é a
rotina dos pequenos e até mesmo o que eles estão pensando.
O
brincar também permite que a criança tome decisões sobre o que ela deseja que
aconteça com o mundo lúdico em que ela está envolvida e também a afasta de situações
que possa lhes trazer algum sofrimento, possibilitando a exploração e sua vivência.
Segundo
Vygotsky, o brincar cria um processo chamado zona de desenvolvimento proximal
(conhecido como ZDP) que consiste em impulsionar a criança para um outro
estágio de seu desenvolvimento e amadurecimento através da brincadeira,
apresentando sempre, o que é esperado para a sua faixa etária.
Desta forma,
podemos dizer que brincar é algo essencial para o desenvolvimento infantil. A
criança não nasce sabendo brincar, mas este é um conhecimento que ela adquire
através da imitação e experiências do seu cotidiano.
Embora saibamos da grande importância do
brincar para o desenvolvimento infantil, observamos muitas vezes, por conta da
rotina atribulada que muitos pais direcionam para as crianças, o brincar acaba
ficando para traz, desestimulando a criatividade e inibindo a forma que a criança
tem de se expressar por ela.
É
de suma importância, que os pais, mesmo com a vida corrida, não atribua a
responsabilidade do brincar somente para a escola, pois desta forma a criança
terá somente um polo de estimulo para esta prática. Sendo assim, a experiência de diversas
pessoas contribuem para a ampliação de repertório de brincadeiras, trazendo a
tona, as brincadeiras muitas vezes esquecidas por esta nova geração.
As
brincadeiras de antigamente traziam com elas, estímulos necessários no
desenvolvimento infantil, como coordenação motora, trabalho em equipe,
cumprimento de regras e que hoje ficaram esquecidas por conta das informações
rápidas que a tecnologia trouxe, deixando a criança cada vez mais alienadas em
eletrônicos e com isso sem ter contato com o mundo “fora de casa”.
Por fim, o ato de
brincar segundo Jean Piaget, é realmente uma coisa séria e que através das
práticas da criança no presente podemos enxergar parte do que ela será no
futuro.
Texto:
Mariana Bastos - Coordenadora
Pedagógica de Educação Infantil; e,
Mirian Goulart - Diretora Pedagógica de
Educação Infantil
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