Objetivo: Compreender as diferenças físicas e raciais e seus detalhes e compreender o processo de inclusão dessas pessoas a fim de combater o preconceito e a desigualdade; apresentar e aproximar os alunos de novos tipos de linguagem comunicativa e escrita; compreender valores como respeito, igualdade e solidariedade
Recursos: Recorte de revistas, TNT, cola, tesoura, papel criativo, livro de história, televisão, camisetas, rádio, gravador.
Desenvolvimento:
Dia 1 - Roda de conversa e Montagem de painel: No primeiro dia foi exposto aos alunos, fotos de crianças e adultos com diferenças físicas e raciais. Por um tempo, as crianças observaram os detalhes das fotos e foram levantando hipóteses sobre o que estavam visualizando. Após este momento, foi conversando com as crianças a existência das diferenças, sobre o preconceito que essas pessoas sofrem em alguns momentos e o devem fazer para combater essa prática em uma linguagem apropriada para a faixa etária. Após o debate, com as fotos expostas, foi montado um painel denominado “É LEGAL SER DIFERENTE!”
Dia 2 – Conhecendo o método Braile: Neste dia as crianças ouviram a história “O MENINO QUE LIA COM AS MÃOS” que se tratava da história de um garoto com deficiência visual que utilizava as mãos para reconhecer pessoas, frutas, flores e animais. Como este livro também trazia com ele a versão em Braile, as crianças puderam conhecê-la através de uma dinâmica onde tinhas que adivinhar com os olhos fechados e com o toque dos dedos, figuras em Braile que se aproximavam das figuras visuais. Feito isso, realizamos no parque uma brincadeira de reconhecimento do outro. Com os olhos vendados e utilizando o tato, as crianças tentavam adivinhar quem era a criança que estava na frente dela.
Dia 3 – Conhecendo a Linguagem de Sinais (LIBRAS): No terceiro dia, as crianças puderam se aproximar da Linguagem de Sinais para Surdos aprendendo algumas palavrinhas através dos gestos como, bom dia, boa tarde, boa noite, olá, tchau e todas as vogais. Feito isso, assistimos na televisão, a história do Patinho Feio só que apresentada em Libras.
Dia 4 – Gravação de vídeo: Neste dia, vestidos com camisetas confeccionadas anteriormente para este momento, às crianças gravaram um vídeo cantando a música “VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM!” interpretada pela Xuxa. A letra da música fala sobre o respeito com o próximo independente e suas diferenças e de sua raça.
Conclusão - As crianças gostaram muito do tema abordado e trouxeram muitas indagações, hipóteses e respostas sobre as diferenças, o preconceito e as semelhanças dessas crianças com elas mesmas. Levaram o tema para casa e voltaram trazendo novas definições para o tema e experiências que já tiveram com essas pessoas. O dia mais apreciado pelas crianças foi o terceiro dia em que aprenderam a Linguagem de sinais, pois até então era desconhecida para a maioria deles. Foi uma experiência muito gratificante, que trouxe bastante aprendizado para todo o grupo.
Prof.ª Mariana Bastos da Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário