Sequência
didática – Grupo 1
Duração: 4 dias
Objetivo: Trabalhar o conceito matemático:
Dentro / Fora, através da identificação e diferenciação de ambos.
Recursos
utilizados: Garrafas,
argolas, 1 caixa transparente, tampinhas de garrafa pet, caixas de sapato,
atividade em folha avulsa e giz de cera.
Desenvolvimento:
No primeiro dia, realizamos uma
atividade com garrafas e argolas, em que, as crianças deveriam colocar a argola
dentro da garrafa. Nesta atividade,
alguns deles, ficaram parados por alguns instantes, mas logo em seguida
realizaram a atividade com sucesso, assim como os outros.
No segundo dia, realizamos uma
atividade com uma caixa grande transparente, em que as crianças deveriam entrar
dentro da caixa e em seguida sair
para fora dela. Esta atividade foi
bem engraçada, pois alguns estavam bem empolgados para entrar na caixa, tanto
que quiseram permanecer por um tempo lá dentro. já outros ficaram com um pouco
de medo, estes precisaram de auxílio. Mas no final, todos conseguiram realizar a
atividade.
No terceiro dia, realizamos uma
atividade com tampinhas de garrafa pet e caixas de sapato. Nesta atividade, as
crianças tiveram que colocar as tampinhas dentro
da caixa, e em seguida, retira-las para fora.
Esta atividade foi muito interessante, pois as crianças conseguiram assimilar e
diferenciar momento de colocar e retirar as tampinhas da caixa.
No quarto e último dia, finalizamos a sequência
didática, com uma atividade no papel. Nesta atividade, as crianças tiveram que
identificar os objetos que estavam dentro e fora da caixa, e pintar somente os que
estavam dentro. Essa atividade, foi
surpreendente, pois as maioria deles, pintaram somente os objetos solicitados.
Conclusão:
Durante todas as
atividades realizadas, os alunos participaram e demonstraram bastante interesse.
Obtivemos sucesso em todas as aulas, pois trabalhamos o conceito matemático:
Dentro / Fora, de forma lúdica e prazerosa.
No geral, as atividades, foram muito
prazerosas, interessantes e significativas para o processo de aprendizagem de
todos os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário