22 setembro 2015

Brincando com os numerais


Sequência Didática - Grupo 3

Desenvolvimento: As dinâmicas foram desenvolvidas em 4 etapas, buscando introduzir os numerais de uma forma lúdica e prazerosa para obtermos um bom desempenho da turma. 

Objetivos: Identificar os números,fixar a contagem e verbaliza-los de forma correta. 

Recursos utilizados: fichas coloridas, canetinhas coloridas, papel canson, cola, glitter e jogos educativos de madeira. 

Desenvolvimento:

Etapa 1: Para a apresentação dos numerais, fizemos uma roda onde a professora apresentou cada numeral e sua quantidade usando os dedinhos, mostrando para os alunos dando a ideia da quantidade do numeral representado.



Etapa 2: Placa dos numerais: a professora espalhou algumas fichas no pátio , onde as crianças tiveram que associar as placas ao numeral indicativo no chão. 




Etapa 3: Fichas com números iguais: Cada criança ganhou um numeral que foi colado na roupa, e os mesmos tinham que encontrar seus pares, ou seja, realizamos a brincadeira juntando os colegas que tinham números iguais. 





Etapa 4: Finalizamos nossa sequência com um divertido jogo dos números, onde professora e alunos se divertiram proporcionando de uma forma lúdica o aprendizado da turma. 





Conclusão: As dinâmicas foram prazerosas e realizadas com sucesso. Os alunos foram participativos e aprenderam bem o conceito do numeral e quantidades. Fiquei muito orgulhosa com a turma, ao ver que a maioria dos alunos contando e brincando com os numerais no cartaz indicativo exposto na nossa sala.

Os primeiros números



Sequência didática - Grupo 2

Duração: 3 dias

Objetivo geral: Identificar números e quantidades de 1 a 5.

Recursos utilizados:
Livro de estória "Os primeiros números", papel criativo, palitos de sorvete, durex, barbante, bonecas de plástico, cartolinas tampinhas de garrafa, massinha de modelar, garfinhos de plástico, folhas secas, canudo e fita crepe.

Desenvolvimento:

1º dia - Contação de estória e roda de música: Neste dia, foi realizada a leitura de um livro com abas dos números e suas quantidades, onde as crianças interagiram muito com cada número que aparecia e contavam nos dedinhos o número correspondente.

Em seguida, realizamos uma roda de música cantando músicas como 1,2,3 indiozinhos, Mariana conta 1, a galinha do vizinho e 5 patinhos, onde as crianças cantaram junto e também realizaram a correspondência com os dedos.




2º dia - Indicação de números e quantidades com placas: No segundo dia, a professora levou para a turma placas confeccionadas com papel criativo e palito de sorvete com os números de 1 a 5. As crianças sentaram de modo que todas pudessem participar e as placas iam sendo levantadas de forma lúdica para que as crianças fossem respondendo o número estavam vendo.




3º dia - Confecção de painel com objetos: Para finalizar, a professora selecionou alguns objetos, posicionou as crianças em um grande círculo e confeccionaram um cartaz colando a quantidade de objetos ao número correspondente de 1 a 5.





Conclusão: Ao realizar as atividades, pode-se concluir que os alunos foram participativos, interagindo bastante em todas as atividades propostas,atingindo assim o grande objetivo de identificar os números e suas quantidades.

10 setembro 2015

Trabalhando o conceito matemático: Dentro / Fora

Sequência didática – Grupo 1

Duração: 4 dias

Objetivo: Trabalhar o conceito matemático: Dentro / Fora, através da identificação e diferenciação de ambos.

Recursos utilizados: Garrafas, argolas, 1 caixa transparente, tampinhas de garrafa pet, caixas de sapato, atividade em folha avulsa e giz de cera.

Desenvolvimento:

No primeiro dia, realizamos uma atividade com garrafas e argolas, em que, as crianças deveriam colocar a argola dentro da garrafa. Nesta atividade, alguns deles, ficaram parados por alguns instantes, mas logo em seguida realizaram a atividade com sucesso, assim como os outros.




No segundo dia, realizamos uma atividade com uma caixa grande transparente, em que as crianças deveriam entrar dentro da caixa e em seguida sair para fora dela. Esta atividade foi bem engraçada, pois alguns estavam bem empolgados para entrar na caixa, tanto que quiseram permanecer por um tempo lá dentro. já outros ficaram com um pouco de medo, estes precisaram de auxílio. Mas no final, todos conseguiram realizar a atividade.




No terceiro dia, realizamos uma atividade com tampinhas de garrafa pet e caixas de sapato. Nesta atividade, as crianças tiveram que colocar as tampinhas dentro da caixa, e em seguida, retira-las para fora. Esta atividade foi muito interessante, pois as crianças conseguiram assimilar e diferenciar momento de colocar e retirar as tampinhas da caixa.



No quarto e último dia, finalizamos a sequência didática, com uma atividade no papel. Nesta atividade, as crianças tiveram que identificar os objetos que estavam dentro e fora da caixa, e pintar somente os que estavam dentro. Essa atividade, foi surpreendente, pois as maioria deles, pintaram somente os objetos solicitados.





Conclusão: Durante todas as atividades realizadas, os alunos participaram e demonstraram bastante interesse. Obtivemos sucesso em todas as aulas, pois trabalhamos o conceito matemático: Dentro / Fora, de forma lúdica e prazerosa. 

No geral, as atividades, foram muito prazerosas, interessantes e significativas para o processo de aprendizagem de todos os alunos.