Duração: 3 dias
Objetivo: Trabalhar a higiene pessoal, conhecer
os diferentes materiais que utilizamos para realizar nossa higiene diária, e
distinguir os materiais de higiene de outros objetos.
Recursos
utilizados: Atividade
em folha avulsa, giz de cera, cartolina, figuras e embalagens de materiais de
higiene, bacia, boneca, shampoo, sabonete, esponja e toalha.
Desenvolvimento:
No primeiro dia, conhecemos os materiais
de higiene pessoal. Os alunos trouxeram de casa, figuras e embalagens de materiais
de higiene, e em roda, conversamos sobre a função de cada um. Em seguida,
confeccionamos um cartaz com o tema: Os materiais de higiene pessoal e suas
funções.
No segundo dia, fizemos uma simulação
de um banho, utilizando uma boneca, para as crianças vivenciarem na prática, um
exemplo de higiene pessoal. Essa atividade foi muito interessante, pois as
crianças demostraram muito interesse observando o banho da boneca e interagiram
bastante demonstrando como faziam para tomar banho em casa.
No terceiro e último dia, realizamos
uma atividade no papel, em que as crianças tinham que distinguir materiais de
higiene de outros objetos. Durante a atividade, as crianças apontavam os materiais
conforme perguntávamos. Essa atividade foi bem interessante, pois a maioria
deles conseguiram identificar pelo menos um material de higiene.
Conclusão: Durante todas as
atividades realizadas, os alunos participaram e demonstraram bastante interesse.
Obtivemos sucesso em todas as aulas, pois as crianças conheceram os materiais
de higiene, suas funções e como utilizar cada um de forma lúdica e prazerosa.
No geral, as atividades foram muito significativas, desenvolvendo o
conhecimento através da percepção visual e socialização, despertando a
curiosidade e o interesse de todos os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário