Sequência
didática – Grupo 1
Duração: 3 dias
Objetivo: Trabalhar a percepção tátil e o sensório-motor através de diferentes texturas e sensações.
Recursos
utilizados: Caixa das
sensações, matérias de diferentes texturas e gel.
Desenvolvimento:
No primeiro dia, conhecemos as
texturas: liso e áspero. A atividade foi realizada em 2 etapas: na primeira, as
crianças pegaram e sentiram as texturas dos papéis, e na segunda, colaram no
caderno.
No segundo dia trabalhamos as
texturas: macio, duro, e liso, áspero, utilizando a caixa das sensações. Nesta
atividade, as crianças observaram a caixa por fora e em seguida, uma por uma,
colocou a mão dentro da caixa, para sentir e pegar os diferentes objetos
contidos nela. Foi bem divertido. As crianças demostraram bastante curiosidade
para descobrir e perceber o que tinha dentro da caixa.
No terceiro e último dia, trabalhamos
as sensações, utilizando uma vasilha com gel. Nesta atividade, as crianças
deveriam colocar a mão dentro da vasilha, para sentir a textura e o aspecto do
gel. Foi muito interessante, pois algumas crianças demonstraram medo e outras
acharam divertido apalpar o material gosmento.
Conclusão: Durante todas as atividades
realizadas, os alunos participaram e demonstraram bastante interesse. Obtivemos
sucesso em todas as aulas, pois as crianças conheceram as diferentes texturas e
sensações, de formas lúdica e prazerosa. No geral, as atividades foram muito
significativas, desenvolvendo o conhecimento através da percepção tátil e
despertando a curiosidade de todos os alunos.
Amei
ResponderExcluirBem interessante! Gostei vai me ajudar bastante.
ResponderExcluir