07 dezembro 2015

É legal ser diferente

Sequencia Didática - Grupo 5

Objetivo: Compreender as diferenças físicas e raciais e seus detalhes e compreender o processo de inclusão dessas pessoas a fim de combater o preconceito e a desigualdade; apresentar e aproximar os alunos de novos tipos de linguagem comunicativa e escrita; compreender valores como respeito, igualdade e solidariedade

Recursos: Recorte de revistas, TNT, cola, tesoura, papel criativo, livro de história, televisão, camisetas, rádio, gravador.

Desenvolvimento:

Dia 1 - Roda de conversa e Montagem de painel: No primeiro dia foi exposto aos alunos, fotos de crianças e adultos com diferenças físicas e raciais. Por um tempo, as crianças observaram os detalhes das fotos e foram levantando hipóteses sobre o que estavam visualizando. Após este momento, foi conversando com as crianças a existência das diferenças, sobre o preconceito que essas pessoas sofrem em alguns momentos e o devem fazer para combater essa prática em uma linguagem apropriada para a faixa etária. Após o debate, com as fotos expostas, foi montado um painel denominado “É LEGAL SER DIFERENTE!”


Dia 2 – Conhecendo o método Braile: Neste dia as crianças ouviram a história “O MENINO QUE LIA COM AS MÃOS” que se tratava da história de um garoto com deficiência visual que utilizava as mãos para reconhecer pessoas, frutas, flores e animais. Como este livro também trazia com ele a versão em Braile, as crianças puderam conhecê-la através de uma dinâmica onde tinhas que adivinhar com os olhos fechados e com o toque dos dedos, figuras em Braile que se aproximavam das figuras visuais. Feito isso, realizamos no parque uma brincadeira de reconhecimento do outro. Com os olhos vendados e utilizando o tato, as crianças tentavam adivinhar quem era a criança que estava na frente dela.





Dia 3 – Conhecendo a Linguagem de Sinais (LIBRAS): No terceiro dia, as crianças puderam se aproximar da Linguagem de Sinais para Surdos aprendendo algumas palavrinhas através dos gestos como, bom dia, boa tarde, boa noite, olá, tchau e todas as vogais. Feito isso, assistimos na televisão, a história do Patinho Feio só que apresentada em Libras.




Dia 4 – Gravação de vídeo: Neste dia, vestidos com camisetas confeccionadas anteriormente para este momento, às crianças gravaram um vídeo cantando a música “VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM!” interpretada pela Xuxa. A letra da música fala sobre o respeito com o próximo independente e suas diferenças e de sua raça.

 
 
Conclusão - As crianças gostaram muito do tema abordado e trouxeram muitas indagações, hipóteses e respostas sobre as diferenças, o preconceito e as semelhanças dessas crianças com elas mesmas. Levaram o tema para casa e voltaram trazendo novas definições para o tema e experiências que já tiveram com essas pessoas. O dia mais apreciado pelas crianças foi o terceiro dia em que aprenderam a Linguagem de sinais, pois até então era desconhecida para a maioria deles. Foi uma experiência muito gratificante, que trouxe bastante aprendizado para todo o grupo.

Prof.ª Mariana Bastos da Conceição

25 novembro 2015

Boas maneiras

Sequência Didática – Grupo 4

Duração: 4 dias

Recursos: Vídeo, música, papel canson, canetinha, lápis de cor, tesoura, cola, barbante, caixa de sapato, cadeado e fita.

Objetivo: Incentivar as boas maneiras e bons hábitos por meio de conceitos básicos de respeito e convivência escolar e em sociedade.

Desenvolvimento:

1º Dia - Assistimos o vídeo sobre boas maneiras da Turma da Mônica: https://www.youtube.com/watch?v=47dsx3L9n_s
 
Fizemos uma roda de conversa sobre como foi o comportamento dos personagens, a partir dessa reflexão conversamos sobre boas maneiras e as palavras mágicas, ouvimos a música “Palavras Mágicas – Eliana” e para fixação fizemos plaquinhas com as palavras mágicas que escutamos na música.


      
2º Dia - Enquanto ouvimos a música “Palavrinhas mágicas”, cada aluno escolheu uma palavrinha e construímos uma centopeia das boas maneiras.




3º Dia - Confeccionamos as quatro palavras-chave da boa educação e levamos para casa.


4º Dia - Fizemos um caça ao tesouro das boas maneiras e bons hábitos, foram espalhados pela escola, dicas e fomos em busca do grande tesouro que era uma linda medalha “Sou muito educado (a) ”.




Conclusão: Foi uma semana muito divertida e de grande valia para nossas crianças, pois através das brincadeiras conseguiram trocar experiências e aprender uns com os outros, como serem crianças amáveis e educadas.

Professora: Raquel Stevanelli

Conhecendo os sentidos


Sequencia Didática - Grupo 3

Recursos utilizados: Caixa surpresa, óculos, lupa, binóculo, espelhos, frutas,biscoitos, copo plástico e barbante (confecção do telefone sem fio), algodão, cubos de gelo e blocos de montar.

Duração: 4 dias

Objetivo geral: Distinguir a função de cada sentido

Desenvolvimento:

No primeiro dia, iniciamos o tema com a roda de conversa, falando sobre os sentidos e suas funções. Em seguida, as crianças se divertiram com a caixa surpresa, com o tema trabalhando a visão, onde manusearam objetos como espelhos, lupa, binóculo e óculos, que proporcionaram momentos de aprendizado e interação da turma.




No segundo dia, trabalhamos com o sentido do olfato, manuseando alguns objetos como: creme, perfume,talco, desodorante, tornando a atividade mais rica e prazerosa para as crianças.



No terceiro dia trabalhamos dois sentidos, um deles foi o paladar, que por meio da experimentação de alguns alimentos as crianças puderam degustar sabores como salgado,azedo e doce, diferenciando-os. O outro sentido foi da audição, fizemos a brincadeira do telefone sem fio, realizando grandes descobertas da importância desse sentido.



No quarto e último dia, trabalhamos o sentido tato, utilizando uma venda e alguns materiais como gelo, algodão e blocos de montar. As crianças manusearam e se divertiram durante a realização da atividade.




Conclusão: Nossa sequencia didática foi realizada com sucesso e todos os objetivos foram atingidos. E algo que me chamou a atenção, foi ouvir as crianças falando dos sentidos com alegria e satisfação, mostrando que realmente aprenderam da forma mais simples: brincando e se divertindo.