25 novembro 2015

Boas maneiras

Sequência Didática – Grupo 4

Duração: 4 dias

Recursos: Vídeo, música, papel canson, canetinha, lápis de cor, tesoura, cola, barbante, caixa de sapato, cadeado e fita.

Objetivo: Incentivar as boas maneiras e bons hábitos por meio de conceitos básicos de respeito e convivência escolar e em sociedade.

Desenvolvimento:

1º Dia - Assistimos o vídeo sobre boas maneiras da Turma da Mônica: https://www.youtube.com/watch?v=47dsx3L9n_s
 
Fizemos uma roda de conversa sobre como foi o comportamento dos personagens, a partir dessa reflexão conversamos sobre boas maneiras e as palavras mágicas, ouvimos a música “Palavras Mágicas – Eliana” e para fixação fizemos plaquinhas com as palavras mágicas que escutamos na música.


      
2º Dia - Enquanto ouvimos a música “Palavrinhas mágicas”, cada aluno escolheu uma palavrinha e construímos uma centopeia das boas maneiras.




3º Dia - Confeccionamos as quatro palavras-chave da boa educação e levamos para casa.


4º Dia - Fizemos um caça ao tesouro das boas maneiras e bons hábitos, foram espalhados pela escola, dicas e fomos em busca do grande tesouro que era uma linda medalha “Sou muito educado (a) ”.




Conclusão: Foi uma semana muito divertida e de grande valia para nossas crianças, pois através das brincadeiras conseguiram trocar experiências e aprender uns com os outros, como serem crianças amáveis e educadas.

Professora: Raquel Stevanelli

Conhecendo os sentidos


Sequencia Didática - Grupo 3

Recursos utilizados: Caixa surpresa, óculos, lupa, binóculo, espelhos, frutas,biscoitos, copo plástico e barbante (confecção do telefone sem fio), algodão, cubos de gelo e blocos de montar.

Duração: 4 dias

Objetivo geral: Distinguir a função de cada sentido

Desenvolvimento:

No primeiro dia, iniciamos o tema com a roda de conversa, falando sobre os sentidos e suas funções. Em seguida, as crianças se divertiram com a caixa surpresa, com o tema trabalhando a visão, onde manusearam objetos como espelhos, lupa, binóculo e óculos, que proporcionaram momentos de aprendizado e interação da turma.




No segundo dia, trabalhamos com o sentido do olfato, manuseando alguns objetos como: creme, perfume,talco, desodorante, tornando a atividade mais rica e prazerosa para as crianças.



No terceiro dia trabalhamos dois sentidos, um deles foi o paladar, que por meio da experimentação de alguns alimentos as crianças puderam degustar sabores como salgado,azedo e doce, diferenciando-os. O outro sentido foi da audição, fizemos a brincadeira do telefone sem fio, realizando grandes descobertas da importância desse sentido.



No quarto e último dia, trabalhamos o sentido tato, utilizando uma venda e alguns materiais como gelo, algodão e blocos de montar. As crianças manusearam e se divertiram durante a realização da atividade.




Conclusão: Nossa sequencia didática foi realizada com sucesso e todos os objetivos foram atingidos. E algo que me chamou a atenção, foi ouvir as crianças falando dos sentidos com alegria e satisfação, mostrando que realmente aprenderam da forma mais simples: brincando e se divertindo.

13 novembro 2015

Brincando e aprendendo com as vogais


Sequência Didática - Grupo 2

Duração: 4 dias

Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos uma aprendizagem lúdica das vogais.

Recursos utilizados: Caixa com vogais, aparelho de som, fita crepe, evas, farinha, palitos de churrasco, barbante, caixas de leite, pregadores de roupa, cartolina, canetinhas, lápis de cor e cola quente.

Desenvolvimento: 

A primeira brincadeira da semana foi realizada com o aparelho de som e uma caixa onde nela continham as vogais. A professora posicionou as crianças em circulo e as orientou que a caixa fosse passada enquanto a música fosse tocada.Quando a música parava, a criança que ficava com a caixa, abria, retirava uma vogal e a nomeava em voz alta.E assim foi feito, até que todas as crianças tivessem a oportunidade de participar.



A segunda brincadeira foi realizada no parque, onde a professora com fita crepe desenhou as vogais no chão e pediu que as crianças pulassem em cima das vogais, dizendo o nome de cada uma.



Na terceira brincadeira, a professora preparou a pescaria das vogais onde as crianças jogavam o dado com as vogais e pescavam o peixe correspondente, buscando assim além do aprendizado das vogais, o treino da coordenação motora dos alunos.




No quarto e último dia, a professora levou para a turma a pizza das vogais com pregadores de roupas e figuras de animais. Os pregadores com as figuras foram distribuídos as crianças e a professora com a pizza ia chamando as crianças que estavam com as figuras correspondentes às vogais para que colocassem na pizza.


Conclusão: Os alunos se divertiram muito com a participação nas brincadeiras realizadas, atingindo assim o objetivo proposto.